Instituto Pensar - PSB e PT: negociação continua

PSB e PT: negociação continua

por: Ana Paula Siqueira 


Foto: PSB Nacional/Flick Divulgação

Na segunda-feira (31), os presidentes do PSB, Carlos Siqueira, e do PT, Gleisi Hoffmann, voltam a se reunir. Na pauta do encontro, as negociações para a formação da federação partidária para as eleições deste ano. A definição dos candidatos nos estados tem atrasado a decisão.

Durante reunião, na última quinta-feira (27), Siqueira se reuniu com Gleise e a presidente do PCdoB, Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco. O dirigente socialista aguarda o PT retirar a candidatura do senador Humberto Costa ao governo de Pernambuco.

Também falta fechar as candidaturas em São Paulo ? PSB defende o nome do ex-governador Márcio França e PT, do ex-prefeito Fernando Haddad -, Espírito Santo e Acre.

No Rio de Janeiro a situação está resolvida. O PT vai apoiar a candidatura do deputado Marcelo Freixo (PSB) ao governo do estado. Algo considerado natural pelo presidente do PSB, especialmente, pela proximidade de Freixo com o PT.

De acordo com a Folha de S.Paulo, o impasse em Pernambuco acontece porque o PSB ainda não indicou o candidato. Porém, o governador Paulo Câmara já disse que o nome será apresentado até terça-feira (1º).

O candidato do PSB seria o ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB-PE), que não pretende disputar o cargo.

Sinalizações ao PSB

Ainda de acordo com a Folha, o PT encomendou uma pesquisa de intenção de votos em Pernambuco, em que o nome de Humberto Costa apareceu à frente do deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), um dos nomes cotados para a disputa.

O objetivo do PT seria mostrar que, apesar de ter um nome forte no estado, está disposto a ceder em Pernambuco em troca de outros locais. O PCdoB apoia que o PSB seja a cabeça de chapa no estado.

"Nós, do PT, reafirmamos o papel do governador Paulo Câmara como coordenador do processo [em Pernambuco], mas reafirmamos as razões da apresentação por parte do diretório estadual da nossa candidatura ao governo?, disse Humberto Costa à Folha, após participar da reunião de quinta.

Ainda na última reunião a dirigente do PCdoB, Luciana Santos, anunciou sua intenção de se candidatar ao Senado.

"Tenho uma trajetória política larga, fui duas vezes prefeita, reeleita. Sou vice-governadora, então é normal que a gente se coloque para análise da frente popular?, disse Luciana.

O que pode gerar novo impasse, já que o PT também pretende disputar o cargo.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: